Suplementação luminosa 30% + milho e 20% + soja
A solução de suplementação luminosa desenvolvida pela Nortel, registrou resultados efetivos para os cultivos de milho e soja pelo proprietário da Fazenda Bonança, no interior de São Paulo, Arnaldo Eijsink. Com a tecnologia, o produtor teve um ganho de produtividade de mais de 20% na soja e 30% no milho, comparando a área testada com as demais sem aplicação.
“Toda a solução foi muito boa desde o início, bem montada, baseada em tecnologia e experimentação. Não sabíamos qual era a lâmpada mais indicada, entretanto, foram colocadas diversas lâmpadas em lugares distintos. No primeiro momento foi mais um aprendizado e depois descobrimos que o resultado de algumas lâmpadas com luzes especiais produziram mais que outras. Eliminamos, então, as ‘não boas’, selecionamos as mais adequadas e entramos com a área do pivô todo com a luz mais indicada. E aí apareceu um resultado fantástico!
“Não é simplesmente instalar a iluminação artificial no pivô central e irrigar a sua lavoura com luz. Temos a entrada e saída dessa luz no período adequado para que realmente o estímulo resulte em aumento de produtividade sem provocar mudanças fenotípicas inadequadas. Dessa forma, o produtor não pode fazer isso de forma aleatória, mas, sim, com todo um suporte técnico juntamente com as lâmpadas adequadas”
“Ao aumentar a produtividade é preciso melhorar a nutrição da planta, então temos que chamar os nutricionistas para fazer uma adubação adequada para um melhor resultado. Acredito que todo o plantio intensivo ligado a grãos pode ser beneficiado com essa tecnologia, que está alinhada com a demanda do setor produtivo. Isso vai ao encontro da sustentabilidade, que tem uma exigência de aumento de produção em nível mundial por conta da crise alimentar, além da questão de economia de energia também”